Voltar para HOME

Release - livro A Presença do Animê na TV brasileira

07/10/2010


Muitos jovens se sentem fascinados pela beleza dos elementos da cultura pop do Japão, em especial os animês. A popularidade das animações nipônicas que ocorreu no Brasil a partir da segunda metade dos anos 90 fez com que este tipo de entretenimento se tornasse o principal canal de acesso aos hábitos e costumes dos japoneses.

“A Presença do Animê na TV brasileira” é fruto de um estudo jornalístico, pesquisa e fundamentação histórica da animação japonesa no Brasil. Os primeiros títulos nos anos 60 e 70, as obras exibidas nos anos 80, a explosão dos anos 90 e a consolidação nos anos 2000.

Este estudo tenta levantar pontos importantes da História da animação japonesa no Brasil e o fato mais importante e significativo para sua expansão: sua presença na televisão. Mesmo com os VHS dos anos 80/90, DVD dos anos 2000, a internet e agora, o Blu-Ray, a TV - especialmente a aberta - foi e continua sendo peça fundamental para o sucesso dos animês em nosso país. Afinal, a televisão ainda é a representação máxima da cultura de massa.

Raras são as vezes em que nos deparamos com publicações sobre um dos maiores fenômenos da indústria cultural de massa do Japão – os animês. Escrito pela jornalista Sandra Monte, “A presença do animê na TV brasileira” é mais uma dessas obras pioneiras que só têm a contribuir com a escassa bibliografia nacional sobre a cultura pop japonesa, como também reúne dados e informações importantes para os pesquisadores e estudiosos da televisão brasileira.

Ao demonstrar a evolução da animação japonesa no Brasil a partir de sua presença na televisão nacional, a pesquisadora nos faz recordar de vários títulos de animês que marcaram muitos leitores, e chega ao ponto central da questão, ao esclarecer que determinadas emissoras muito se beneficiaram com a exibição de determinados títulos de animês. Por outro lado, Sandra não esquece de também evidenciar a contribuição histórica que a nossa TV desempenhou para o desenvolvimento da animação japonesa no Brasil.

Sobre a autora:
Sandra Monte é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi aluna ouvinte da disciplina "Leitura Crítica de Histórias em Quadrinhos", da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou como redatora e repórter o site Herói e fez diversos textos referentes à animação japonesa para revistas e sites. Atualmente, tem seu próprio site informativo chamado Papo de Budega (www.papodebudega.com).

A Presença dos Animês na TV brasileira
Autora: Sandra Monte
Editora Laços: http://www.editoralacos.com.br
Formato: 140 x 210 mm
104 páginas
ISBN: 978-85-63541-05-5
Preço: R$ 22,90


[voltar]